Médicos especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para reforçar o atendimento na cidade, durante o período do 57º Festival de Parintins, nos hospitais Padre Colombo e Dr. Jofre Cohen e nos dois ambulatórios instalados no Bumbódromo.

De acordo com a SES, uma equipe de médicos desembarcou na cidade quarta-feira (26/06) e mais um grupo chegou nesta quinta-feira (27/06). A SES-AM está atuando em Parintins com mais de 90 profissionais ao todo, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, socorristas e a equipe da Fundação de Vigilância em Saúde dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informa que, até o momento, os atendimentos seguem dentro da normalidade, nos hospitais do município. “O Governo do Amazonas montou uma estratégia especial para Parintins, protocolo que adotamos para eventos de grande porte. Reforçamos as equipes de assistência, o abastecimento de medicamentos e estamos de prontidão para qualquer emergência, com UTI aérea”, pontuou a secretária Nayara Maksoud.

O Festival de Parintins começa com a Festa dos Visitantes, nesta quinta-feira (27/06) e segue com as apresentações dos Bois Caprichoso e Garantido, de sexta-feira (28/06) a domingo (30/06). Segundo Nayara Macksoud, durante o período do evento, a SES-AM estará atuando, no município, com uma equipe de profissionais especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Neurologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, entre outros.

A estrutura para o atendimento de média e alta complexidades foi ampliada, disse ela. A secretária explica que o Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, no bairro Santa Clara, e o Hospital Padre Colombo, em São José Operário, estão responsáveis pelos atendimentos mais complexos. O Jofre Cohen, da Prefeitura, atende aos casos clínicos e de trauma. O Padre Colombo, do Estado, recebe os pacientes para especialidades de obstetrícia e clínica geral.

Nos dias das apresentações dos bumbás, dois ambulatórios funcionarão dentro do Bumbódromo – um do lado azul e outro do lado vermelho, com estruturas capazes de atender casos de urgência e emergência, no local. No total, contam com 10 leitos clínicos, sendo quatro de suporte avançado, duas ambulâncias e equipe multiprofissional.

“Nosso objetivo é que o planejamento seja executado de modo a promover toda a assistência necessária ao público participante do evento, para que nada ocorra fora da expectativa de normalidade”, afirma a secretária.