Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), revelou hoje que os 2,144 milhões de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição a partir de 25 de abril.

Este cartão fornecerá informações cruciais sobre o local e horário das provas, que ocorrerão em 5 de maio, tanto pela manhã quanto à tarde.

O acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado de forma online, por meio da plataforma Gov.br, na página do candidato, administrada pela Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do concurso.

Este documento individual confirma a regularidade da inscrição, evidenciando o pagamento da taxa. Nele, os candidatos encontrarão detalhes como o endereço do local de prova, número da sala, horários de abertura e fechamento dos portões, além de instruções gerais para a realização dos exames e informações sobre tratamentos diferenciados para pessoas com deficiência. Ressalta-se que o cartão não será enviado pelos correios.

Durante uma entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, transmitido pelo Canal Gov da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Esther Dweck enfatizou a importância de não deixar para a última hora a consulta ao cartão, incentivando os candidatos a familiarizarem-se com o local da prova antecipadamente.

A ministra também alertou os candidatos para chegarem cedo no dia da prova, evitando contratempo, e destacou a importância de não enfrentar situações de última hora, fazendo referência ao icônico personagem Indiana Jones.

No período de 25 de abril a 4 de maio, a Cesgranrio estará disponível para atender candidatos com dúvidas sobre os locais de prova, vagas reservadas ou necessidades especiais durante a aplicação dos exames.

Estão previstas provas em 228 municípios distribuídos em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. A escolha do local de prova deve coincidir com o indicado na inscrição do candidato. Em caso de erro, a ministra recomenda informar imediatamente à empresa organizadora do concurso.

Para eventuais problemas de acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, os candidatos podem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio através do e-mail [email protected] ou pelo telefone de suporte: 0800 701 2028.

A ministra destacou ainda o apoio logístico e de segurança para a realização das provas do CNPU. O esquema de segurança, semelhante ao adotado no Enem, conta com o suporte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, entre outros órgãos.

A distribuição dos cadernos de provas objetivas, discursivas e de redação será iniciada 48 horas antes das provas, com o apoio dos Correios. Durante todo o processo, medidas de segurança serão implementadas para evitar possíveis fraudes.

O CNPU conta com 2,144 milhões de inscritos confirmados, com a maioria dos candidatos sendo mulheres (56%), disputando 6.640 vagas em 21 órgãos federais, com remuneração inicial de até R$ 22,9 mil.