A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, iniciou na quarta-feira, 3/4, a etapa rural fluvial da Campanha de Vacinação Antirrábica 2024. Nessa etapa, que segue até 25 de abril, a estimativa é que sejam vacinados aproximadamente 900 animais, entre cães e gatos.

O chefe do Núcleo de Controle Populacional Animal do CCZ, Reinaldo Luiz Lima, explica que, entre 3 e 11 de abril, a equipe do CCZ, com o apoio do Distrito de Saúde (Disa) Rural, vai executar o trabalho em comunidades ribeirinhas localizadas na Calha do Rio Negro.

Após as ações em comunidades na Calha do Rio Negro, a equipe do CCZ fará nova viagem para levar a vacinação às comunidades da Calha do Rio Amazonas, no período de 16 a 25 de abril, finalizando a etapa rural fluvial da campanha.

Na etapa fluvial de 2023, informa Reinaldo Lima, foram vacinados cerca de 800 animais domésticos e a estimativa é que esse número seja superado este ano.

Depois do encerramento da etapa rural fluvial, o CCZ também vai organizar a etapa rural terrestre, atendendo as comunidades localizadas nos ramais e vicinais das rodovias AM-010 e BR-174, e a etapa urbana da campanha, previstas para ter início, de forma simultânea, no mês de julho.