Mundo – Os desafios das redes sociais têm se tornando cada dia mais perigosos a vida de muitas crianças e adolescentes com o acesso ao celular. Dessa vez, um perigoso desafio viral nas redes sociais foi o motivo da morte de Tommie-Lee Gracie Billington, de apenas 11 anos, tornou-se a primeira vítima fatal dessa tendência preocupante. Durante uma inocente festa do pijama na casa de um amigo no último sábado (2), Tommie-Lee e outras crianças participavam de um desafio conhecido como “chroming”, que envolve o uso de produtos químicos tóxicos.

Entre os elementos utilizados nesse desafio perigoso estão produtos de limpeza, tinta, desodorantes e até mesmo gasolina. Essas substâncias têm o potencial de afetar gravemente o sistema nervoso central, causando desde alucinações temporárias e tonturas até efeitos fatais como asfixia e parada cardíaca, como infelizmente ocorreu com Tommie-Lee.

Já um outro caso, Esra Haynes, uma talentosa estudante do 8º ano e atleta da Escola Secundária de Lilydale, nos arredores do nordeste de Melbourne, morreu tragicamente após inalar fumaças de uma lata de aerossol no sábado de Páscoa.

Esra entrou em parada cardíaca depois de respirar as fumaças do aerossol, em um ato associado ao que é conhecido como ‘chroming’. Esta prática, que envolve a inalação de fumaças de latas de aerossol contendo substâncias químicas, tem preocupado autoridades de saúde devido aos seus perigos potenciais.