Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (11) mostra uma viatura da Polícia Militar do 13º Batalhão trafegando entre crianças e adolescentes de bicicleta em um bairro da periferia de Curitiba.

A situação se agrava quando uma policial desce do veículo e agride um menino de treze anos com um tapa no rosto, enquanto os demais jovens fogem do local. Confira:

A Deputada Estadual Ana Julia Ribeiro (PT) tomou medidas imediatas, protocolando um requerimento de explicações e providências junto ao Secretário Estadual de Segurança Pública do Paraná, Cel. Hudson Leôncio Teixeira.

De acordo com a parlamentar, a cena de violência policial não é isolada e se junta a uma série de denúncias sobre abusos cometidos por agentes da lei em áreas periféricas e vilas da cidade.

Segundo a parlamentar, é inaceitável qualquer forma de agressão por parte das forças de segurança pública, especialmente contra adolescentes. Ela destacou a necessidade de uma investigação rigorosa e de sanções adequadas, incluindo a possível expulsão dos responsáveis da corporação, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“No documento, nós pedimos agilidade e rigor nas investigações, além de informações sobre a situação atual dos policiais — se já foram identificados e afastados das funções” afirmou.

A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) emitiu uma nota afirmando que abrirá um procedimento administrativo para investigar a conduta da policial militar envolvida. A corporação reiterou seu compromisso com os valores e profissionalismo, enfatizando que tais ações ilegais não refletem o padrão da instituição, que se dedica à proteção e ao bem-estar da população.