Brasil – Apontado como um dos responsáveis por guardar armas para o Primeiro Comando da Capital (PCC), Manoel Teixeira dos Santos, de 51 anos, foi preso em flagrante após abrir fogo contra clientes de um bar. O desentendimento aconteceu na madrugada desse sábado (9/3) em Cotia, na Grande São Paulo.

Érica Campos Leite, também de 51 anos, que estava com o namorado no estabelecimento do bairro Jardim Stella Maria, foi baleada e levada para um hospital, onde acabou morrendo. Outros dois homens, dentre os quais um policial militar de folga, também foram feridos a tiros e sobreviveram.

Ambos também seguiram para unidades de saúde próximas.

Testemunhas relataram a policiais militares, logo depois do crime, que Manoel se aproximou de um cliente, cuja a profissão é vigilante, questionando se o homem, de 42 anos, “havia perdido o medo de arma”.

Sem esperar uma resposta, ainda segundo as testemunhas, o armeiro do PCC sacou um revólver da cintura, mostrou para o vigilante e guardou a arma em seguida.

Discussão e tiros com “Senhor das armas” do PCC

Um pedreiro de 37 anos, que viu a cena, convidou Manoel para sair do bar, onde juntamente com outras pessoas discutiu com o criminoso.

Após aproximadamente meia hora de bate-boca, Manoel teria novamente sacado a arma da cintura e agrediu o pedreiro com coronhadas, na cabeça. As pancadas fizeram a vítima desmaiar.

Mesmo com o homem já inconsciente, caído no chão, Manoel atirou três vezes contra ele. Um policial militar, que estava de folga, ao testemunhar a cena, partiu para cima de Manoel. O agente também foi ferido, por dois disparos.

O criminoso então foi até seu carro, um Ford Ka, no qual pegou mais munições, recarregou o revólver, com o qual deu um tiro em direção ao bar. Foi nesse momento que Érica foi atingida.

Na sequência, o armeiro do crime embarcou em um Volkswagen Gol, que era ocupado pelo dono do veículo, e obrigou a vítima, ameaçando-a com a arma, a fugir do local.

Disparo na mão e cadeia

Policiais militares vasculharam a região e localizaram Manoel ainda no Volkswagen usado para fugir, a cerca de 750 metros de distância do bar, na Rua da Fraternidade.

Quando o abordaram, notaram que a mão esquerda de Manoel sangrava. O ferimento foi provocado por um tiro, provavelmente dado acidentalmente pelo próprio criminoso. O armeiro foi preso em flagrante e levado até o Hospital Regional de Cotia, onde permaneceu internado sob escolta policial.

Após sua prisão, moradores da região afirmaram que o criminoso guardava armas em sua casa. A polícia então foi até a residência de Manoel e encontrou um pequeno arsenal, constituído por revólveres, pistola, escopeta e centenas de munições, a maioria de fuzil calibre 7.62, um armamento de guerra.

Também foram apreendidos R$ 13.900, uma arma medieval conhecida como “besta” — um tipo de arco e flecha acionado por gatilho —,um colete a prova de balas, rádios comunicados e uma espingarda de pressão.

A Polícia Civil em Cotia solicitou a prisão preventiva do criminoso, que será encaminhado à Cadeia Pública assim que tiver alta médica.

A defesa de Manoel não foi localizada até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.

Fonte: Metrópoles