Um vídeo que mostra dezenas de crianças sendo transportadas em um veículo não foi gravado na Ilha de Marajó, no Pará e tampouco retrata um caso de tráfico humano. A cena foi registrada no Uzbequistão no ano passado, quando uma professora foi parada pela polícia por excesso de passageiros.

As postagens que tiraram o ‘corte’ e disseminaram ‘Fake News’ já somam mais de 7 mil curtidas e pelo menos 90 mil visualizações nas redes sociais.

No vídeo original, a educadora alega estar levando as crianças para suas casas, uma vez que a maioria dos pais tinha dificuldade em ir buscar os filhos na escola, e foi acusada de condução perigosa e o caso foi reportado por diferentes veículos de imprensa.

A situação de exploração infantil no Marajó, região que tem um dos menores índices de IDH no país, virou assunto nas redes nesta semana após ser denunciada pela cantora gospel Aymeê Rocha durante performance no Seality Show Dom na última quinta-feira (15).

O vídeo da cantora viralizou e trouxe à tona diferentes peças de desinformação sobre a região, entre elas cenas de abuso infantil registradas em outros lugares e acusações sem provas da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).