O ex-jogador de futebol Daniel Alves teve a condenação confirmada de quatro anos e seis meses por agressão sexual à uma mulher de 23 anos em uma casa de shows em Barcelona, na Espanha, em 2022.

A sentença foi divulgada na manhã desta quinta-feira (22). O anúncio da pena acontece duas semanas depois do julgamento, que durou três dias no Tribunal de Barcelona. Preso há treze meses, o jogador, que alega inocência, vai começar a cumprir a pena, mesmo que a defesa recorra à sentença.

A acusação pedia que Daniel Alves fosse condenado a 12 anos, enquanto a pedida do Ministério Público indicava nove. Era esperado, uma punição de, no máximo, seis anos de reclusão. O motivo do abatimento da pena foi o pagamento da defesa à Justiça, ainda no início do processo, para uma indenização de 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) à jovem vítima do crime.

Reduzir a pena era uma decisão questionada pela acusação. O Ministério Público indicava, ainda, dez anos de liberdade vigiada após o cumprimento da pena em cárcere, e que ele seja proibido de se aproximar ou comunicar com a vítima pelo mesmo período quando for solto.