Na manhã desta quinta-feira (22), a Anvisa suspendeu a venda, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de dois “produtos íntimos”, após fiscalização e constatação de irregularidades com os itens. A decisão consta no Diário Oficial da União (DOU).

Um deles, conhecido como “Razagan V12”, deverá ser recolhido devido à tipificação inadequada do item junto à autarquia. O produto, da empresa Vitória Face Comércio de Cosméticos LTDA, é divulgado na internet sob a promessa de aumentar o pênis e o apetite sexual.

Porém, ele estava cadastrado como “cosmético”, em desacordo com artigos de uma resolução publicada pela Anvisa em 2022.

A norma da Anvisa classifica como cosmético “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano” e “com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado”.

O 2º produto sexual, de nome “Gel Lubrificante Íntimo Deslizante para Fisting Anal, Vaginal/G Lube Fist Íntimo Gel KY J Lube”, deverá ser apreendido pela falta de regularização na Anvisa.

A agência constatou que a empresa “Diôfer Ousadia e Elegância”, que não tem, inclusive, CNPJ, comercializa o produto, mas não tem autorização para funcionar.

*O “fisting“ ocorre por meio da inserção da mão ou do antebraço na vagina ou no ânus.