Amazonas – Manaus é a segunda cidade do país com os piores condutores, segundo uma pesquisa feita por uma empresa de Marketing Digital. A falta de respeito às leis de trânsito é um dos pontos que contribui para a capital ocupar a vice-liderança no ranking, conforme o levantamento.

Com uma frota de quase um milhão de veículos, o trânsito na cidade fica caótico em horários de picos. Condutores enfrentam congestionamentos nas principais vias, além do perigo de acidentes.

Para os condutores que acabaram de tirar a habilitação, o trânsito perigoso da cidade se deve à falta de respeito às leis de trânsito, como ressalta a universitária Gabrielle Soares.

“As vezes a gente até comenta que parece que eles não passaram pela legislação, porque a gente tá saindo agora e ver muitos erros, como falta de sinalização, as pessoas não respeitam as faixas e eu acho que a questão da cidadania também uns com os outros. A gente ver muita falta de respeito no trânsito e eu acho que é muito a questão que estudamos na Direção Defensiva, você estuda por você e pelos outros, então é muito importante a gente focar nisso”, explicou.

O instrutor de autoescola, Bruno Allan, orienta, principalmente, os recém habilitados que o primeiro passar para enfrentar o trânsito caótico de Manaus, é manter a paciência.

“Para o recém habilitado, qualquer emoção atrapalha no trânsito. Então é colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido na autoescola, a legislação de trânsito, respeitar a sinalização, respeitar o pedestre, a faixa de pedestre, onde muitos acidentes acontecem aqui na nossa cidade na faixa”, instrutor de autoescola, Bruno Allan.

Fonte: G1