Um lutador mineiro de Muay Thai morreu após realizar uma manobra durante um voo de parapente em Castelo, no Espírito Santo. O acidente aconteceu na terça-feira (13).

Caio Oliveira, de 23 anos, se descrevia como “praticante de voo livre, nas redes sociais. O piloto era de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira.

Segundo um comunicado publicado pelo Movimento Voo Livre (MVL) de Leopoldina, Caio saltou e voou dentro da normalidade. Porém, o piloto teria optado por fazer uma manobra conhecida como “Espiral” – executada para perder altitude, não necessariamente em emergências. O MLF afirma que “Caio era entusiasta das manobras”.

“Caio narrou no rádio que iria fazer a Espiral, como era habitual avisarmos aos amigos as manobras que iremos executar. Ele, então, entra em Espiral, assistido passivamente via rádio. Na terceira volta da Espiral ele é orientado, via rádio, a sair da Espiral, mas não expressa reação. Ele segue sendo orientado aos gritos para que saísse da Espiral. Rapidamente os comandos se tornam para que ele acione o Paraquedas de Emergência. Caio não responde e não esboça nenhuma atuação para que a espiral cesse. Caio desce em espiral até a colisão final”, relata o perfil.

O Movimento Voo Livre (MVL) afirma que o lutador pode ter desmaiado durante a manobra.

“Sabe-se que em alguns casos a atuação da Força G sobre o fluxo sanguíneo cerebral pode levar a desmaios temporários. A Força G durante uma espiral acentua-se na mesma proporção em que se aumenta a velocidade de giro. Deste modo, supõe-se que esta é a hipótese mais provável para a causa deste terrível acidente”, afirma a organização.

O grupo finaliza a nota lamentando a perda do amigo. “Era um exímio piloto, promovido a anjo. Olhe por nós, amigo”, escreveu.