A partir desta terça-feira, 6/2, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), informa aos alunos das redes públicas municipal e estadual que já podem solicitar os créditos mensais do benefício do Passe Livre Estudantil.

Os estudantes ou responsável devem acompanhar o status da gratuidade, a partir do site da Prefeitura de Manaus: https://estudantegratuidade.manaus.am.gov.br/credito, informar o CPF, e clicar em “verificar”, após confirmar seus dados, selecionar o botão verde. Caso o estudante já tenha solicitado os créditos do mês, aparecerá a seguinte mensagem: “Estudante já recebeu a carga gratuita deste mês”.

“Estamos empenhados em garantir que todos os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de Manaus tenham acesso facilitado ao transporte para chegar às suas escolas. Com o processo simplificado de solicitação dos créditos do passe livre estudantil, reafirmamos nosso compromisso com a educação e a mobilidade urbana. É necessário que os estudantes e responsáveis estejam atentos às regras e prazos para solicitação mensal dos créditos, garantindo, assim, o pleno aproveitamento desse benefício essencial”, informou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Manaus, junto ao governo do Amazonas, renovou o convênio que garante a 170 mil alunos de escolas estaduais e municipais o passe livre estudantil, visando garantir mobilidade e acesso à educação aos estudantes do Estado.

Conforme as regras do Decreto 5.239, de 27 de janeiro de 2022, o benefício garante 44 passagens gratuitas, por aluno, de rede pública, que residem a uma distância de mais de um quilômetro da escola. Caso a distância seja menos de um quilômetro entre casa e escola, o aluno ainda garante o benefício da meia-passagem estudantil.

Lembrando que, mensalmente, é necessário que os alunos entrem no site para solicitar seus créditos, não cumulativos.