A Influencer Digital, Karol Ferreira, natural da Paraíba, causou um certo alvoroço na internet ao se referir aos amazonenses como “índios”. Ela que estava de passagem pelo estado, gravou diversos storys mostrando as belezas da região, e a disputa dos bois bumbás, Caprichoso e Garantido.

Em um dos seus storys, ela fala que todos que residem no Amazonas ou são índios ou são descendente de índios, termo que foi substituído por “indígena” afim de não reforçar estereótipos e nem soar pejorativo.

Ainda sobre as riquezas da região, ela cita um fato onde encontrou com uma “indiazinha” ao adentrar um restaurante, e disse que só não tirou foto porque notou os olhares de julgamento da comunidade. “Gente eu tava num restaurante, e vi uma indiazinha muito linda do cabelo bem pretinho, mas quando eu disse índia, todo mundo me olhou com uma cara feia gente, eles não gostam de se chamados de índio!” Confira:

A internet como sempre não perdoou a influencer, e reagiu às questões antropológicas que até hoje são usadas de maneira errada por quem não é da região. “Não é porque moramos na Amazônia, que somos todos índios mana” disparou uma internauta.

“Sempre isso, os turistas que aqui vem não sabem vir e apreciar o local sem fazer um comentário desnecessário, ou soar xenofóbicos, seja com nossa cultura ou com nossas características” disse um outro internauta.

“Mana, se liga que o termo correto é indígena, e não índio! Esse termo não é usado há muito tempo, procure se atualizar antes de vir passear por aqui e acabar passando vergonha” finalizou uma outra.