Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (2), que afrodescendente “gosta do batuque de um tambor”. A declaração foi feita durante uma cerimônia na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em São Paulo.

Nas redes sociais, a declaração do petista foi amplamente criticada por usuários, mas principalmente por políticos da oposição, que identificaram viés racista na fala do presidente.

– Lula não tem nada de inocente. Ao invés de prestigiar a jovem pelo prêmio, ele a limitou a uma visão preconceituosa e medíocre – afirmou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em sua rede social X, antigo Twitter, neste sábado (3).

O conservador lembrou que “há pouco tempo Lula agradeceu à África por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão”, e condenou a colocação do chefe do Executivo.

– É racismo. É mau-caratismo. É desrespeito!

Também neste sábado, Deltan Dallagnol, em suas redes sociais, destacou que “essa fala de Lula provavelmente vai ficar sem notinhas de repúdio e sem hashtags no Twitter de quem diz defender minorias”.

– No Brasil, não importa o que é dito, mas quem diz – completou o ex-procurador da Lava Jato.

O líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), classificou o governo petista como “hipócrita” e não poupou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua análise sobre o episódio.

– A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, faria muito pelo combate ao racismo condenando essa frase preconceituosa do Lula, mas ela prefere fazer papelão falando de “racismo ambiental” e condenando termos como “buraco negro”. Dinheiro jogado fora para militância ideológica de um governo hipócrita!

Fonte: Pleno News