Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), comandou a solenidade de abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura do parlamento estadual nesta quinta-feira, 1º/2. Seguindo o rito regimental, o governador Wilson Lima (UB) fez a leitura da Mensagem Governamental, fazendo um retrospecto das ações de 2023 e estabelecendo metas prioritárias da administração estadual, que devem ser cumpridas no decorrer de 2024.

“Fico muito feliz do governador Wilson Lima estar presente, mais uma vez, na Casa do povo. Hoje, iniciamos a segunda sessão legislativa da 20ª Legislatura e o governador veio cumprir seu papel constitucional, com a leitura da mensagem. Prestou contas do que fez em 2023 e já mostrou à população o que vai fazer em 2024. Do meu lado, o compromisso é de seguir da mesma forma, sempre prezando o diálogo, conversando com o Executivo para que a gente possa melhorar a vida da população, especialmente das pessoas que mais precisam”, disse o presidente Roberto Cidade.

O deputado falou ainda sobre a importância de manter a harmonia e a independência entre os poderes. “Agradeço ao governador por sua vinda, por vir prestar contas a esse parlamento, por preservarmos o diálogo. Nós vamos sempre buscar trabalhar de forma harmônica, porém independentes e sempre buscando fazer o que é melhor ao estado do Amazonas”, completou o deputado presidente.

Durante a leitura da Mensagem Governamental, o governador Wilson Lima discorreu sobre aspectos relacionados à Saúde, Educação, Esporte, Cultura; Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos; Economia, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Sustentabilidade, Produção Rural; Infraestrutura e Habitação; além de Planejamento e Gestão.

“Hoje, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas, cumpri o rito anual de prestação de contas do nosso trabalho à frente do Governo do Estado e faço isso com o máximo respeito e deferência ao Legislativo e à população do Amazonas. Reforçamos nossa expectativa de continuar trabalhando de forma harmônica com o Poder Legislativo, sempre com o intuito de continuarmos aprovando nesta Casa as matérias que são importantes para melhorar a vida das pessoas que moram em nosso Estado”, afirmou o governador Wilson Lima.

O governador destacou a importância da Assembleia Legislativa para a aprovação de ações emergenciais em favor da população e reafirmou ainda o compromisso de continuar honrando com as emendas individuais e de bancada, instrumentos que auxiliam nos mandatos dos parlamentares e, sobretudo, atendem a demandas da população do Estado.

“O ano de 2023 foi desafiador em razão da estiagem e o parlamento foi fundamental para que a gente pudesse encontrar soluções que viessem no tempo em que as pessoas estavam precisando. Em 2024, meu compromisso é continuar honrando com as emendas dos deputados, de continuar esse diálogo com o presidente Roberto Cidade e com os demais deputados para que a gente cumpra com a nossa missão, que é melhorar a vida das pessoas que moram neste Estado”, destacou o governador.

Ao final da solenidade, o deputado presidente destacou o compromisso de todos os 24 deputados de representar o povo amazonense e de atuar em busca de políticas públicas que atendam as necessidades e aspirações dos cidadãos.

“Reafirmamos hoje também o nosso compromisso com a transparência, com o trabalho incessante e com a democracia, pilares de todas as nossas ações e decisões no Poder Legislativo. Esta Casa Legislativa é o centro dos debates acerca das principais questões que afetam a nossa população. É o local onde diferentes vozes e ideias se encontram para discutir e moldar o futuro do Amazonas. E continuará sempre de portas abertas para acolher todos os segmentos da sociedade com suas demandas e anseios. Que possamos, juntos, continuar construindo um Amazonas mais forte e próspero para todos”, finalizou.