Um avião de transporte militar russo, que transportava pelo menos 65 soldados ucranianos como parte de um acordo de troca de prisioneiros, sofreu um acidente nesta quarta-feira (24) em Belgorod, uma região próxima à fronteira com a Ucrânia. O incidente envolveu um avião modelo II-76 e ocorreu por volta das 11h, no distrito de Korochansky. O Ministério da Defesa da Rússia divulgou que a aeronave levava 65 prisioneiros do Exército ucraniano, seis membros da tripulação e três acompanhantes.

Após o acidente, equipes médicas e forças de segurança foram imediatamente enviadas para o local da queda do avião. O governador regional de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, informou que equipes do Ministério das Situações de Emergência e uma equipe de investigação foram mobilizadas. Tragicamente, foi confirmado que todos os ocupantes da aeronave perderam a vida.

Vyacheslav Volodin, presidente da câmara baixa do Parlamento da Federação Russa, rapidamente acusou as forças ucranianas de terem abatido o avião de transporte. Em seu pronunciamento aos deputados, Volodin afirmou que os próprios soldados ucranianos foram mortos no ar e criticou a ação, alegando que os pilotos estavam envolvidos em uma missão humanitária, utilizando mísseis americanos e alemães.

A situação continua a evoluir, com autoridades locais e investigadores trabalhando no local do acidente para determinar as causas exatas do ocorrido.