A Prefeitura de Manaus expandiu a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo de longa duração, para mais uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) São Pedro, localizada no quilômetro 35 da AM-010, já está com o dispositivo disponível para as usuárias que fazem parte do programa de planejamento familiar e reprodutivo.

Atualmente, o DIU é ofertado pela Semsa em 13 unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde, por meio do Programa de Planejamento Familiar, que presta orientações e acesso aos meios, métodos e técnicas que ajudam tanto na concepção quanto na contracepção.

O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinala que a ampliação na oferta do DIU representa autonomia para mulheres e homens no planejamento familiar. A oferta do DIU, antecipa o subsecretário, vai ganhar mais impulso em 2024, com mais unidades ofertando o método.

“A Semsa hoje disponibiliza o DIU em 13 unidades e estamos trabalhando para elevar esse número ainda no primeiro semestre deste ano. De janeiro de 2021 a novembro de 2023, foram atendidas 2.800 mulheres, o que demonstra a necessidade de expandir mais a oferta do método”, analisa.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Neide Negreiros, acrescenta que um amplo trabalho de capacitação vem sendo realizado para que o procedimento de inserção do contraceptivo seja feito de forma qualificada. “O DIU é um método que necessita de preparação das equipes de saúde, que têm um papel muito importante para que esse procedimento seja feito de modo assertivo”, assinala.

Além do DIU, a Semsa oferta também anticoncepcionais injetáveis e orais, preservativos internos (feminino) e externos (masculinos). O objetivo, conforme Neide, é a redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal, ao possibilitar uma gravidez saudável e planejada.

Para ter acesso ao DIU a usuária deve ir a uma das unidades de referência, onde passará por um processo que inclui acolhimento e consultas com profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que esclarecerão dúvidas e darão as orientações necessárias. Concluída esta etapa, a usuária é encaminhada para atendimento e avaliações médicas, a fim de se verificar se está apta para receber o dispositivo.

“É necessário que a mulher leia atentamente e assine um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de modo que lhe sejam elucidadas todas as dúvidas para, em seguida, ser agendada a realização do procedimento”, assinala Neide.

Unidades da Semsa que ofertam o DIU

Zona Norte

USF Áugias Gadelha – Rua A, conjunto Ribeiro Junior, Cidade Nova

Frei Valério Di Carlo – Rua Rufino de Elizade, Novo Israel

Zona Sul

USF Megumo Kado – Rua Inocêncio de Araújo, 51, Educandos (o procedimento está sendo ofertado no Conselho Comunitário do Bairro de Educandos, enquanto a unidade está em obras)

USF José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Chapada

USF Teodomiro Garrido – Rua São José, Colônia Oliveira Machado

USF Theomário Pinto da Costa – Rua Nazareth Mesquita s/n, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

USF Dr. José Avelino Pereira- Rua Cravinho, s/nº, João Paulo

Clínica de Saúde da Família Fábio Couto do Valle: Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira

Zona Oeste

USF Ajuricaba – Avenida Leste, conjunto Ajuricaba, Alvorada

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória

USF Bairro da Paz – Avenida Esperança, 51, Bairro da Paz

Ambulatório da Maternidade Moura Tapajóz – Avenida Brasil, 1.335, Compensa

Zona Rural

USFR São Pedro, km 35 da Am-010, bairro Novo Israel