Mundo – Morreu, nesta segunda-feira (8/1), o ex-jogador Franz Beckenbauer, ídolo da seleção alemã e do Bayern de Munique. A informação foi confirmada pela família dele. O ex-zagueiro tinha 78 anos, já estava internado há alguns meses e seu estado de saúde gerava preocupações.

“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia nesse domingo (7/1), cercado por seus familiares. A família pede que possa sofrer em silêncio e abster-se de receber qualquer pergunta”, disse a família, em comunicado à imprensa da Alemanha.

Lenda

Beckenbauer foi um dos três profissionais a vencer a Copa do Mundo como jogador e como treinador — em 1974 e 1990, respectivamente. Os outros dois atletas foram Zagallo, que também faleceu nesta semana, e Didier Deschamps.

O ex-zagueiro foi ídolo do Bayern de Munique, time no qual jogou de 1964 a 1977. Depois, foi transferido para o New York Cosmos, dos Estados Unidos.

Beckenbauer ainda atuou no Hamburgo. Com o time da Baviera, conquistou o título da Champions League em três oportunidades. Já na seleção alemã, venceu a Copa de 1974.

Como treinador, manteve seu histórico campeão. Venceu nove vezes o Campeonato Alemão, comandando o Bayern. Ele também liderou a seleção da Alemanha no título da Copa de 1990.

Fonte: Metrópoles