Amazonas – “Esse é um momento único”. Foi o que disse Sabrina Gomes, mãe, de 38 anos, em vulnerabilidade social, sobre a ‘Noite do Encanto’. Realizado na quarta-feira (20/12), pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento contou com serviços de atendimento social e ceia natalina para população em situação de rua.

Buscando encaminhamento social e de saúde para a família, Sabrina foi uma das mais de 300 pessoas que participaram do evento natalino coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH). Desempregada, a mãe de cinco filhos comentou sobre sua situação de vulnerabilidade social e como a ação ajudou seu dia.

“Hoje vim aqui participar da ação da Sejusc atrás de ajuda mesmo, é difícil, você com cinco crianças sozinha e desempregada, morando em uma área de vulnerabilidade, a gente faz o possível e impossível pelo bem-estar e um pouco mais de segurança para eles” comentou Sabrina.

Ela ainda comentou sobre sua visão da ação e como se sentiu com tudo. “Eu tô achando uma logística bem trabalhada, bem organizada, esse momento de acolher o pessoal, de fazer a triagem pegando os dados e informações básicas que as pessoas tem é uma maneira de ajudar a ação também, e eu estou achando esse momento único, porque dá para aproveitar várias coisas”, comentou Sabrina.

A ação foi realizada, também, pela passagem do período natalino e é uma forma de permitir que, apesar da situação, a população de rua consiga ter acesso ao mínimo necessário para celebrar a data. A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforçou sobre o impacto que a ação tem na vida de quem participa do evento.

“É um impacto totalmente positivo mas de forma alguma quantificável, esse tipo de ação fica para o resto da vida para a pessoa e a gente busca resgatar essas pessoas para que elas tenham dignidade, para que elas possam sair das ruas, entrar no mercado de trabalho e seguir suas vidas”, disse a secretária.

Serviços

O público de interesse usufruiu dos banheiros do clube para fazer a higienização pessoal, com shampoos, sabonetes e toalhas à disposição. Eles também puderam cortar os cabelos e escolher as roupas e calçados disponíveis.

A secretária executiva de direitos humanos, Gabriella Campezatto, reforçou o objetivo da ação. “A ação ocorreu no clube Atlético Rio Negro, contou com diversos serviços e, por último, a ceia natalina no salão dos espelhos, que estava todo enfeitado com a temática do Natal para que a gente pudesse levar de fato o espírito natalino para a população em situação de rua”, disse a secretária.

Além disso, foram oferecidos atendimentos institucionais e de cidadania para idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, e cuidados para envolvidos com álcool e outras drogas.

Fonte: Agência Amazonas