O Prefeito de Manaus, David Almeida (AVANTE), foi vítima de “DeepFake” após ter um suposto áudio atribuído à sua pessoa, circulando nas redes sociais na tarde da última quinta-feira (21).

O parlamentar teve sua voz manipulado por meio de inteligência artificial, que o coloca xingando diversos professores e profissionais da área da educação municipal.

A gravação tem pouco mais de oito segundo, porém a suposta voz do prefeito é ouvida proferindo insultos como “vagabundos” e levantando falsos testemunhos contra a classe. O conteúdo gerou debate nas redes sociais, e o prefeito já acionou as autoridades para que as medidas fosses tomadas perante a justiça.

O incidente levanta o debate sobre até onde a inteligência artificial, pode ser usado no meio político afim de prejudicar um possível “rival” ou até mesmo tirá-lo da jogada. O Congresso Nacional discute medidas que visam frear esse tipo de atitude, onde vários discursos são usados para prejudicar a imagem e a integridade de outra pessoa.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PROGRESSISTAS), já mostrou que pretende priorizar a aprovação de regras que inibam a disseminação desses “deepfakes”.

O Ministro Alexandre de Moraes, alertou sobre a necessidade urgente de regulamentar o uso da inteligência artificial, especialmente para as eleições do que que vem. Ele ressaltou a periculosidade do mecanismo, enfatizando a falta de transparência e controle sobre algoritmos, o que contribui para a impunidade em casos de manipulação.