Amazonas – Policiais civis do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam, na segunda-feira (18/12), por volta das 11h, um homem, de 51 anos, em cumprimento a mandado de prisão por sentença condenatória pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra a enteada, dos 6 aos 9 anos. O crime ocorreu entre 2016 e 2019, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus.

Segundo o delegado Leonardo Marinho, titular da unidade policial, o indivíduo praticou conjunção carnal e outros atos libidinosos com a vítima na própria residência onde eles moravam, durante a madrugada, quando todos estavam dormindo, ou à tarde, quando a mãe dela estava trabalhando.

“Os abusos iniciaram entre 6 e 7 anos da vítima, e o autor passou a manter repetidas vezes o crime até a menina completar 9 anos. A materialidade delitiva ficou comprovada pelo exame de corpo de delito, oitivas de testemunhas e ao relatório psicossocial, no qual concluiu que ela apresenta comportamentos observados em crianças e adolescentes com indícios de ter sofrido algum tipo de violência”, relatou o delegado.

O mandado de prisão por sentença condenatória em nome do indivíduo foi expedido pela 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, com condenação de 27 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão.

“Tendo em vista o conhecimento desse crime, realizamos diligências para localizar e prender o autor, e conseguimos efetuar sua prisão no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus”, informou Marinho.

A mãe da vítima também foi condenada a 8 anos de prisão, pois colaborou para estes abusos sexuais na medida em que foi informada pela vítima acerca dos abusos sofridos e não tomou qualquer providência, mantendo a vítima, dessa forma, à disposição da lascívia do padrasto.

Procedimentos

O preso foi capturado e após as formalidades do cumprimento do mandado de prisão, será encaminhado à audiência de custódia na Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça aguardando a execução da pena privativa de liberdade.

E a mãe da criança se apresentou à Justiça e iniciou-se o cumprimento da pena no regime semiaberto.

Denúncias

O delegado Leonardo Marinho solicita à população que formalize denúncias da localização de foragidos ou qualquer ilícito penal pelos números (92) 99617-3409, disque-denúncia do 25° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo.

O 25° DIP está localizado na rua Rio Xanxerê, s/n, bairro Armando Mendes, zona leste da cidade.

Fonte: Agência Amazonas