O prefeito de Manaus, David Almeida, destaca o empenho dos deputados federais do Amazonas, que votaram pela aprovação da reforma tributária na noite desta sexta-feira (15/12), com a competitividade do polo industrial da Zona Franca de Manaus preservada no novo modelo tributário nacional.

O prefeito estende o reconhecimento aos senadores amazonenses, que defenderam igualmente os interesses do Estado, em particular o senador Eduardo Braga, relator da matéria no Senado federal.

A produção industrial desenvolvida na capital amazonense é responsável por 500 mil empregos diretos e indiretos, dos quais pouco mais de 100 mil nas linhas de produção.

Na prática, o modelo de desenvolvimento econômico, criado em 1967, é a grande matriz econômica do Estado: contribui decisivamente para a preservação da floresta amazônica com as centenas de milhares de ocupações que gera e setores econômicos que fomenta.

Ao País, o modelo presta o serviço ambiental de preservar uma das últimas grandes reservas de floresta tropical do mundo. Além disso, desenvolve a região, distante dos grandes centros nacionais e mantém no país, a fabricação de produtos que de outra forma seriam substituídos por importados.