Amazonas –Mais de 850,8 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas, para o ano letivo de 2024. Destas, 272 mil serão para novos alunos, das quais 201,8 mil são para a rede estadual e 70,2 mil para a rede municipal de Manaus. Os dados foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (14/12), quando o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a empresa de Processamento de Dados Amazonas S. A (Prodam), divulgaram o calendário de matrículas 2024.

O calendário inclui os processos de rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrícula de novos alunos e atendimento a retardatários.

As rematrículas automáticas já iniciam no próximo dia 18 de dezembro e seguirão até o dia 4 de janeiro de 2024, com um processo realizado pelas próprias escolas. Em seguida, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento (de todos os ensinos), no dia 5 de janeiro. Pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 8 e 9 de janeiro, nas novas escolas dos alunos.

O reordenamento é destinado aos discentes cuja escola atual não oferece continuidade de ensino. Esse processo já está em curso, por meio da Gerência de Pesquisa e Estatística (Gepes), da Secretaria de Estado de Educação, e Gerência de Matrículas da Semed-Manaus.

O próximo passo é referente à transferência e matrícula de alunos com deficiência, que têm prioridade de atendimento, baseada na Lei 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, que acontece nos dias 10 e 11 de janeiro. Após as prioridades, as transferências seguem com os demais estudantes que já são da rede pública do Amazonas, no período de 12 a 16 de janeiro. Esse procedimento poderá ser feito on-line, por meio do site das matrículas (https://matriculas.am.gov.br), ou presencial nas mais de 1,1 mil escolas da rede estadual e da rede municipal de Manaus.

Ampliação de Vagas

A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, anunciou a ampliação de vagas para a educação de tempo integral para o ano letivo de 2024.

“O governador Wilson Lima, em conjunto com o Governo Federal, tem realizado a expansão da oferta de vagas para essa modalidade (tempo integral) até 2027, porém com uma prioridade inicial que, em 2024, a Secretaria de Educação disponibilize 5 mil vagas a mais para 11 escolas que se tornarão de tempo integral na capital e no interior, no próximo ano letivo”, pontuou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves.

Novos alunos

O processo de matrícula para novos alunos e o processo de transferência, tanto da rede estadual, quanto da municipal, também poderão ser realizados de forma on-line pelo https://matriculas.am.gov.br, onde deverá ser feito um cadastro prévio; ou presencial, nas escolas públicas.

Entre 10 e 11 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos). E de 17 a 19 de janeiro, todos os demais alunos novatos.

Fonte: Agência Amazonas