O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou nesta sexta-feira que irá concorrer à reeleição nas eleições presidenciais de 2024. Ele já está no poder há 24 anos e, se for reeleito, poderá permanecer no cargo até 2036.

Putin, de 71 anos, fez o anúncio durante uma cerimônia de entrega de comendas a veteranos da guerra na Ucrânia. Um soldado pediu ao presidente que se candidatasse à reeleição, e Putin respondeu: “Agora é a hora, vou concorrer”.

Putin é um líder popular na Rússia, apesar da guerra na Ucrânia, das sanções ocidentais e de um golpe fracassado em 2023. Um recente levantamento do Centro Pan-Russo para o Estudo da Opinião Pública mostrou que 78,5% dos russos confiam em Putin.

O líder russo enfrenta desafios econômicos devido às sanções em andamento, especialmente contra a indústria petrolífera, que é fundamental para a economia russa. A taxa de inflação anual atingiu 6,69% em outubro, acima da meta do banco central de 4%. Apesar disso, Putin afirmou que o PIB do país deverá crescer 3,5% este ano, se recuperando de uma contração de 2,1% em 2022.