O Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou nas redes sociais o fim da greve da classe médica que durou uma semana.

O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira (7), após reunião com os representantes das classes e das cooperativas.

“Acabo de reunir com representantes das cooperativas médicas, juntamente com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ-AM). Chegamos a um acordo e a categoria se comprometeu a retomar os atendimentos imediatamente, em todas as unidades de saúde do estado, além dos serviços de urgência e emergência que estavam acontecendo normalmente.” destacou Wilson Lima.

A paralização começou à ser cogitada na última semana, após pacientes atendidos na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM) denunciarem que estavam há meses sem realizar exames e procedimentos cardíacos na unidade.

Na sequência, cooperativas de médicos que atendem as unidades de saúde também paralisaram as atividades cobrando salários atrasados e melhores condições de trabalho.

O Governador Wilson Lima tentou e anunciou, na segunda-feira (4), uma reunião entre o estado e a categoria. No entanto, o encontro não aconteceu. A reunião só veio à acontecer na manhã desta quinta-feira (7).