Amazonas – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Instituto de Criminalística (IC), deflagrou, na sexta-feira (1º/12), a Operação Jaci para apurar o crime de poluição sonora em bares e estabelecimentos das zonas centro-sul, centro-oeste e norte de Manaus.

De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da unidade especializada, durante a ação, foram realizadas medições de níveis de propagação sonora nos locais. Como resultado, quatro estabelecimentos tiveram seus equipamentos de som apreendidos e outros seis foram notificados, para que seus representantes compareçam à delegacia.

“Os estabelecimentos também foram multados pela Semmas, pois já estavam interditados, mas continuavam funcionando com equipamentos de som sem licença ambiental e sem tratamento acústico”, disse Viga.

Ainda conforme a autoridade policial, a Operação Jaci já está em sua nona edição e, na data de ontem, os bairros Parque Dez de Novembro, Santa Etelvina, União da Vitória, Novo Israel e Dom Pedro foram pontos estratégicos de visita, devido ao alto número de muitas denúncias de moradores dos referidos locais sobre os constantes barulhos sonoros em excesso.