Neste domingo, o Palmeiras venceu o São Paulo com um gol nos minutos finais e abriu vantagem na final do Campeonato Paulista sub-20. A equipe venceu o rival por 2 a 1 em Cotia e poderá jogar por um empate na partida de volta.

O Verdão saiu na frente, com Kauan Santos, mas viu o Tricolor empatar com Talles Wander de pênalti, que também provocou a expulsão do zagueiro alviverde Pedro Felipe. Mesmo com um a menos, o time alviverde conseguiu o gol da vitória nos acréscimos, por meio de Rafael Coutinho.

O clássico decisivo está marcado para o próximo sábado, a partir das 19h (de Brasília), no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Se o São Paulo vencer por um gol de diferença, o campeão será decidido através da disputa por pênaltis.

Maior campeão estadual sub-20, o Palmeiras tenta erguer o troféu pela 18ª vez na história, enquanto o Tricolor vai em busca de sua 11ª conquista. Atual vencedor, o Santos foi eliminado de forma precoce ainda na terceira fase.

O domínio da partida alternou no primeiro tempo, mas foi do Palmeiras as melhores chances de gol. Aos quatro e aos oito minutos, o goleiro Leandro Mathias precisou trabalhar e fez duas excelentes defesas para salvar o São Paulo. Aos 17, o Tricolor respondeu por meio de Negrucci, que arriscou de fora da área, mas mandou para fora.

O goleiro são-paulino ainda apareceu mais duas vezes na primeira etapa. A primeira delas aos 23 minutos, quando Edney recebeu com liberdade na área e bateu firme, parando em Leandro. Na sequência, aos 27, Léo pegou uma sobre e mandou um chutaço da meia-lua, mas o arqueiro fez nova defesa.

O São Paulo voltou mais atento do intervalo e quase abriu o placar aos seis minutos. Após um lançamento na área, Talles Wander se esticou e tocou com a ponta do pé, tirando tinta da trave.

Em uma boa jogada coletiva, o Palmeiras fez o primeiro aos 11 minutos. Edney disparou pela direita, cortou para o meio e deixou com Thalys, que apenas rolou para Kauan Santos balançar as redes.

Não demorou muito para o Tricolor deixar tudo igual. Aos 21, Henrique partiu para cima da marcação, tabelou na área e, ao receber de volta, chutou para o gol praticamente vazio. Na finalização, a bola bateu na mão de Pedro Felipe, que impediu o gol. O árbitro, portanto, assinalou o pênalti e deu cartão vermelho para o zagueiro do Palmeiras.

Na cobrança, Talles Wander deslocou o goleiro Kaíque e empatou a partida, tornando-se também o artilheiro do Paulistão sub-20, com 16 gols.

Com um a mais, o São Paulo esboçou uma pressão na reta final do jogo, mas não conseguiu furar a defesa palmeirense. O Verdão, por sua vez, chegou em um contra-ataque aos 48 minutos, após um bela jogada de Ian, que invadiu a área e tocou para Rafael Coutinho. O garoto empurrou para as redes e deixou a equipe em vantagem nos acréscimos.

**Com informações A Gazeta Esportiva