O rompimento de um cabo de fibra óptica na manhã da última quarta-feira, 15, prejudicou a qualidade dos serviços de telecomunicações (tanto da banda larga, quanto da telefonia móvel) nos estados do Amazonas e Roraima. O incidente ocorreu num trecho da BR-319, que liga as capitais de Manaus e Porto Velho.

Segundo a Associação Brasileira de Internet (Abranet), “o apagão de ontem teve duração de seis horas e, além da interrupção nos serviços de telefonia e internet no trecho, operado pela Claro, o rompimento ocasionou uma sobrecarga de demanda das redes das operadoras TIM e Vivo, que também sofreram instabilidade”.

Em nota, a entidade cobrou ações do governo e das operadoras do norte do país para que a infraestrutura dos serviços de telecomunicações na região seja revista.

De acordo com a Associação Brasileira de Internet (Abranet), foram cerca de vinte apagões nos serviços de telefonia e internet móvel nos dois estados, apenas neste ano de 2023. Até o momento, a Anatel não comentou sobre o assunto.

Já nesta sexta-feira (17), alguns internautas manauaras reclama nas redes sociais que o problema de lentidão persiste, o que prejudica quem atua diretamente com a internet e precisa dela para trabalhar. Algumas operadoras já informaram que a instabilidade está sendo resolvida o mais rápido possível.