A Polícia Federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizaram uma operação contra a extração ilegal de ouro no Vale do Javari, localizado no estado do Amazonas. Durante a ação, 26 dragas de garimpo ilegal foram destruídas, além da apreensão de oito barcos, quatro rebocadores, 42,5 mil litros de diesel, nove antenas Starlink e 3,2 kg de mercúrio.

As dragas de garimpo ilegal destruídas eram utilizadas para a extração de ouro de forma ilegal, causando sérios danos ambientais e ameaçando a segurança dos povos indígenas que habitam a região do Vale do Javari. As operações foram realizadas nos rios Jandiatuba, Boia, Jutaí, Igarapé Preto e Igarapé do Mutum.

Do total de 26 dragas destruídas, seis delas eram de grande porte e avaliadas em cerca de R$ 5 milhões. Estima-se que, mensalmente, essas dragas retiravam aproximadamente 1 kg de ouro ilegal da região.

A extração ilegal de ouro na Amazônia tem se tornado um problema cada vez mais crescente. A busca por esse metal precioso tem atraído garimpeiros ilegais para a região, causando danos irreparáveis ao meio ambiente e colocando em risco a vida dos povos indígenas que vivem na Amazônia.