O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ari Moutinho foi afastado do seu cargo, nesta quinta-feira (26). O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se reuniu, em uma sessão sigilosa, para tratar da medida cautelar em Representação Disciplinar movida pela Conselheira e presidente eleita, Yara Lins.

De acordo com a decisão, Ari não sofrerá danos na remuneração. As agressões verbais e ameaças deferidas por Ari ocorreu no dia 3 de outubro deste ano, o Pleno decidiu pelo afastamento das suas atividades como Conselheiro até o término da apuração do processo.

Documento divulgado salienta que ao longo do processo, ele poderá ser cassado. O Relator da Representação é o Conselheiro Julio Pinheiro, que se solidarizou com a Conselheira Yara Lins e deu exemplo de como um homem deve se comportar não apenas dentro da Corte de Contas.

Yara foi verbalmente agredida com xingamentos dentro do Plenário do TCE, além de ter sido ameaçada por Ari, simplesmente por ter tido êxito na eleição da Corte.