Matheus da Silva Rezende, o ‘Faustão’, sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o ‘Zinho’, morreu durante confronto com policiais civis, nesta segunda-feira (23), na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Criminosos atearam fogo em mais de 20 ônibus e o BRT teve o serviço interrompido na região.

Segundo a Polícia Civil, a troca de tiros ocorreu durante uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) na região. Matheus, apontado como o segundo na hierarquia da milícia da região, chegou a ser socorrido pelos agentes e levado para o Hospital Municipal Pedro II, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Imagens gravadas por moradores da comunidade Três Pontes mostram um helicóptero da Civil sobrevoando a região e barulho de tiros.

Criminosos da Zona Oeste atearam fogo em ônibus, articulados do BRT e em veículos de passeio na tarde desta segunda-feira (23), em retaliação pela morte de Matheus. As regiões de Guaratiba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz, Inhoaíba, Campo Grande e Avenida Brasil devem ser evitadas. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão nestes locais.

Conforme o Rio Ônibus, até às 18h30 eram 35 ônibus incendiados, sendo 20 de frotas municipais, cinco BRTs e outros 10 de turismo e fretamento. Carros de passeio e barricadas também estão sendo incendiados. Ainda segundo o Rio Ônibus, esta segunda-feira (23) é o dia com mais ônibus incendiados na história da cidade. O município do Rio entrou em estágio de atenção às 18h40.
Por questão de segurança, a MOBI-Rio suspendeu temporariamente a circulação de todas as linhas do BRT no corredor Transoeste. Em função dessa interrupção, a opção para os passageiros que precisam ir para Santa Cruz ou Campo Grande é utilizar as linhas dos corredores Transolímpica e Transcarioca.
Na sequência, eles devem utilizar as linhas que fazem integração com o ramal da Supervia pelo Terminal Deodoro e pelo Terminal Paulo da Portela, em Madureira.
Quem é ‘Faustão’
Faustão é acusado de envolvimento no assassinato do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e seu cunhado Maurício Raul Attalah, em agosto de 2022, na Estrada Guando Sapé, em Campo Grande. Além dele, outros cinco criminosos, entre eles Zinho, respondem por homicídio e associação criminosa. As investigações apontaram que a execução foi motivada por uma suposta tentativa por parte de Jerominho de retomar o comando da milícia que atua na Zona Oeste.
Matheus e Zinho fazem parte de uma das maiores milícias do estado do Rio de Janeiro. A organização criminosa, conhecida como “Família Braga” ou “Bonde do Z”, é chefiada por Zinho.
Confira: