Célio Marcelo da Silva, conhecido como “Bin Laden”, concluiu o ensino médio em prisão de segurança máxima do Distrito Federa. Integrante da cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital), ele participou de cerimônia de formatura na última terça (10) e recebeu um certificado na Penitenciária Federal em Brasília (PFBra).

Os presos recebem oferta para concluir educação básica, nos níveis fundamenta e médio, num acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os professores atendem presencialmente os detentos e seguem o projeto pedagógico definido pela pasta.

Bin Laden foi condenado a 254 anos de prisão e foi transferido para a penitenciária federal em 2019. Ele é apontado como autor do sequestro de Marina da Silva Souza, mãe do ex-jogador Robinho, em 2004. Ele também tem um registro de oito fugas da prisão e duas tentativas de fugir.

A Penitenciária Federal em Brasília afirma que atingiu a graduação no ensino médio de 75% dos internos e que tem garantido a universalização do acesso à educação.