A Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) investiga a morte de uma jovem após a divulgação do laudo do exame de toxicologia confirmar que Fernanda Silva Valoz da Cruz Pinto, de 27 anos, foi envenenada.

De acordo com familiares da vítima, ela teria passado mal após comer um bombom que ganhou de uma idosa que se apresentou como cigana na Região Central de Maceió.

Conforme o boletim de ocorrência feito pela família da jovem, o caso aconteceu no dia 3 de agosto deste ano. Ela teve dores estomacais, vômito, sangramento pelo nariz e salivação excessiva expelida pela boca. Foi levada às pressas para a Santa Casa de Misericórdia, onde morreu na madrugada do dia seguinte.

Ainda segundo os familiares de Fernanda, ela sofria de úlcera e gastrite. Os sintomas dessas doenças podem ser semelhantes a casos de intoxicação alimentar. Porém, como a vítima havia relatado sobre o chocolate que ganhou da mulher na rua, os parentes suspeitaram de um possível envenenamento intencional. Com isso, o caso foi registrado como ‘morte a esclarecer’, sendo o corpo dela transferido do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para o Instituto Médico Legal (IML) de Maceió.

O resultado do exame de necropsia foi divulgado nesta quarta-feira (27) e apontou quantidade elevada de sulfotep e terbufós no corpo da vítima. Essas substâncias aparecem em agrotóxicos, por exemplo.

“Infelizmente mais um caso envolvendo envenenamento pelas substâncias sulfotep e terbufós. Essas substâncias têm grande prevalência nos casos de envenenamento/intoxicação no Brasil pelo seu fácil acesso, apesar de serem reguladas pelo Ministério de Agropecuária, Pecuária e Abastecimento”, disse o Chefe do Laboratório de Química e Toxicologia.

A Polícia Civil aguardava o resultado da perícia para comprovar o homicídio. Com isso, o crime será investigado pela Delegacia de Homicídios de Maceió.