Estrela da saga “Harry Potter”, na qual interpretou Alvo Dumbledore, o ator Michael Gambon morreu pacificamente no hospital aos 82 anos. A informação foi confirmada pela família do artista, nesta quinta-feira.

A agente de publicidade Clair Dobbs divulgou uma nota em nome da mulher do ator, Anne Gambon, e de seu filho, Fergus Gambon, para confirmar a morte.

“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz a nota, reproduzida por vários jornais britânicos, como o “The Sun”.

A família pediu respeito à privacidade “neste momento doloroso” e aproveitou para agradecer pelas mensagens de apoio e amor.

Em 2015, Gambon anunciou sua aposentadoria dos palcos de teatro. O motivo do afastamento era a memória, que não o permitia mais lembrar suas falas. Antes de tomar a decisão, o ator chegou a atuar com um fone de ouvido ligando-o a um ponto no palco, por medo de esquecer o que dizer e ficar sem fala na frente da plateia.

“É uma coisa horrível admitir, mas não posso mais fazer isso. Isso parte meu coração”, disse Gambon, na época, à “The Sunday Times Magazine”.

**Com informações Folha de Pernambuco