Em um colégio da cidade de Videira, em Santa Catarina, uma professora de português que ministrava aulas para as turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental foi demitida depois que gravou em vídeo uma de suas aulas, onde ela ensinava a linguagem neutra aos estudantes.

O caso gira em torno do uso da palavra ‘todes’, utilizada como alternativa ao termo “todos” com o argumento de que essa prática é necessária para respeitar e reconhecer as pessoas não binárias, que se sentem ofendidas ao serem chamadas de “todos”. Confira:

A gravação da professora explicando essa perspectiva levou à sua demissão, gerando debates sobre os limites da educação e a liberdade de ensinar nas salas de aula.

“Se você fosse uma pessoa não binária, uma pessoa que é homossexual, e te ofendesse com o “todos”, porque o ‘todos” não abrange o seu tipo de gênero. Então você teria que engolir o “todos”, então, a gente tem que entender pela ótica de uma pessoa que não é heterossexual”, diz a professora aos alunos, na gravação.

Após a repercussão, a direção da escola informou aos pais que a professora não faz mais parte do quadro docente da instituição.