O governo federal nomeou o policial federal Paulo Rocha Gonçalves Júnior, ex-carcereiro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Curitiba, para trabalhar na Presidência da República.

A portaria foi publicada na quinta-feira (21) no Diário Oficial da União (D.O.U.) e é assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

O agente, mais conhecido como Paulão, foi responsável pela segurança de Lula durante os 580 dias em que o ex-presidente ficou preso na Superintendência da Polícia Federal no Paraná. No período, eles desenvolveram uma amizade.

A nomeação de Paulão ocorre em meio à elaboração de um decreto para incluir a segurança presidencial entre as competências do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A ideia é criar, no âmbito da Polícia Federal, uma Diretoria de Segurança Presidencial e Proteção à Pessoa, com atribuições relacionadas à segurança do presidente da República, do vice-presidente da República e dos familiares de ambos.