Um servidor público da Prefeitura de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, foi preso em flagrante por desviar doações destinadas a moradores que foram atingidos pela enchente. O município foi um dos mais afetados pela tragédia climática no início deste mês.
Segundo a RecordTV, o investigado é Cristian Prade, de 47 anos. Ele é biólogo e trabalha como fiscal ambiental na Secretaria de Agricultura. Concursado há mais de 15 anos, ele coordenava o recebimento de doações para animais.
O advogado de defesa afirmou à reportagem que tudo se trata de um mal-entendido e que o caso será esclarecido no curso do processo. A polícia acredita que esse seja um caso isolado na região.
Prade teria orientado voluntários que estavam doando uma carga, avaliada em cerca de R$ 9 mil, a entregar o material na propriedade dele, como se fosse um ponto de recebimento de donativos, segundo a polícia.
Em depoimento, ele afirmou que estava guardando os mantimentos em um local seguro e depois levaria para a central de doações.
De acordo com o delegado Alex Assmann, o homem vai responder por peculato – quando um servidor público desvia dinheiro ou bem público em favor próprio em razão de seu cargo.
A Prefeitura de Roca Sales também afastou Prade do cargo até a investigação policial ser concluída. Um processo administrativo ainda será instaurado e pode levar a exoneração dele. R7.