A Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) iniciou mais uma etapa do cronograma de cursos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Básico de Vida (BLS – siglas em inglês). A programação ocorre até o dia 10 de novembro e incluirá, em um primeiro momento, profissionais da saúde de Manaus, Codajás e Iranduba (Região Metropolitana), que atuam na rede pública assistencial, selecionados previamente para as atividades, explica o gerente de Treinamento e Desenvolvimento da instituição, enfermeiro Nilton de Castro.

A Segeam foi a primeira associação de Manaus a capacitar e credenciar junto à American Heart Association, sete instrutores para a oferta dos cursos de ACLS e BLS, uma forma de contribuir, de forma contínua, com o processo de atualização dos profissionais do Estado. As técnicas são baseadas em diretrizes que visam melhorar a taxa de sobrevivência em situações de emergência, fornecendo aos profissionais da saúde, as habilidades necessárias para responder de forma rápida e eficaz em casos de parada cardiorrespiratórias e outras emergências que envolvam o sistema cardiovascular.

Nilton Castro explica que os cursos estão inseridos em um projeto fomentado a partir de emenda parlamentar. Em Manaus, os cursos ocorrerão na sede da Segeam, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul da capital. Em Iranduba, município localizado a 31 quilômetros da capital, a programação será desenvolvida em um espaço cedido pela Câmara Municipal.

“Os cursos têm por objetivo capacitar o maior número de profissionais de saúde da capital e do interior. Nesta etapa, foram contemplados os municípios de Manaus, Iranduba, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Codajás, Tefé, Tabatinga, Boa vista do Ramos e Humaitá”, explicou o gerente de treinamento e instrutor. As datas dos demais municípios estão em fase de definição”, destacou.

Ainda de acordo com ele, o cronograma será desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. A escolha dos profissionais contemplados ficou a cargo das Secretarias, considerando como critério principal, profissionais que atuam nas unidades de urgência e emergência federais, estaduais e municipais.

De acordo com a médica Adriane Chagas, diretora clínica do Hospital Hilda Freire, em Iranduba, a parceria tende a levar à população um atendimento de excelência.

“O curso está capacitando todos os profissionais, como médicos e enfermeiros, para um atendimento de excelência ali na porta (de entrada), para um paciente que chega com uma possível síndrome coronariana agua, para que nós possamos prestar o atendimento necessário de urgência e emergência e para que ele possa ter uma melhor repercussão sistêmica e também para abordarmos as causas (da alteração)”, ressaltou.

Protocolos avançados

A Associação Segeam é considerada referência em serviços de enfermagem no Amazonas e atua em várias unidades da rede de média e alta complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde) na capital amazonense. As técnicas envolvidas na capacitação são consideradas de extrema relevância para profissionais presentes, especialmente, em unidades de urgência e emergência e setores de terapia intensiva.

De acordo com Nilton de Castro, os cursos nessas modalidades passaram a ser ofertados em setembro de 2021 para colaboradores da Segeam. Ele destaca os protocolos aplicados são internacionais e figuram entre os mais respeitados do mundo.

Sobre os cursos

Os cursos ofertados pela Segeam utilizam manequins e simuladores de última geração que levam mais realismo ao atendimento durante o treinamento. A oferta de vagas será feita após a elaboração de um cronograma próprio, que será divulgado com antecedência pela Associação.

O curso de ACLS é projetado para ensinar habilidades avançadas de suporte à vida, como reconhecer e tratar paradas cardiorespiratórias, identificar ritmos cardíacos anormais, administrar medicações e coordenar equipes de reanimação cardiopulmonar. As técnicas também podem ser aplicadas em casos AVC (Acidente Vascular Cerebral) e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio).

Já o curso de BLS é fundamental para todos os profissionais da área da saúde, pois ensina as técnicas básicas de suporte de vida que podem ser aplicadas em situações de emergência, como a realização de compressões torácicas eficazes e a administração de ventilação de resgate. O BLS é voltado para a ressuscitação cardiorespiratória (RCP) básica em pacientes de todas as idades e também ajuda a identificar de forma precoce paradas cardiorrespiratórias, inclui técnicas de uso do desfibrilador externo automático (DEA), além de condutas em situações de obstrução das vias aéreas (engasgo).