A Índia precisou restringir as reuniões públicas e fechou algumas escolas no estado de Kerala, depois que duas pessoas morreram de Nipah, um vírus transmitido por morcegos e porcos que causa febre mortal.

Segundo informações, pelo menos quatro pessoas foram hospitalizadas, incluindo o filho de nove anos de uma das vítimas. O Nipah também é transmitido de pessoa para pessoa, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o órgão, não se tem vacina e tem uma taxa de letalidade que varia de 40 a 75%.

O período de incubação (o tempo desde a infecção até o início dos sintomas) varia de quatro a 14 dias, mas foi relatado que chega a 45 dias. Em 2018, pelo menos 17 pessoas morreram após serem infectadas pelo vírus em Kerala.

O vírus Nipah pode ser transmitida por meio do contato direto com fluidos ou excrementos de morcegos infectados por esse vírus, ou através do contato pessoa-pessoa. A doença foi primeiramente identificada em 1999 na Malásia, no entanto foi também verificada em outros países como Singapura, Índia e Bangladesh, e leva ao aparecimento de sintomas semelhantes aos de uma gripe.

SINTOMAS

Em alguns casos, a infecção pelo vírus Nipah pode ser assintomática ou levar ao aparecimento de sintomas leves. Porém, quando há aparecimento de sintomas, estes surgem entre 10 a 21 dias depois do contato com o vírus, sendo os principais:

Dor muscular; Encefalite, que é a inflamação do cérebro; Desorientação; Náuseas; Febre;
Dor de cabeça; Diminuição das funções mentais, que pode evoluir para o coma em 24 a 48 horas.

TRATAMENTO

Até o momento não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus, no entanto o médico pode indicar medidas de suporte de acordo com a gravidade da doença, podendo ser indicado repouso, hidratação, realização de ventilação mecânica ou tratamento sintomático.