A escola de samba União Cruzmaltina anunciou, hoje (8), que não vai mais levar o enredo sobre Sérgio Cabral para o desfile na Intendente Magalhães em 2024.

O ex-governador seria homenageado pela agremiação das torcidas vascaínas no próximo Carnaval, com um samba sobre sua gestão, que pretendia citar, entre outros projetos, a criação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o teleférico do Alemão, a linha 4 do metrô e também as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), durante seu governo.

Na publicação feita nas redes sociais, o Grêmio Recreativo justificou que a decisão foi tomada por conta dos “últimos acontecimentos que vem atingindo profundamente o Clube de Regatas Vasco da Gama e toda a nossa torcida”, assim substituindo o “emblemático enredo” sobre a trajetória do ex-governador, em sua gestão no Governo do Estado, entre 2007 e 2014, pelo que conta a história da construção do estádio de São Januário, na Zona Norte do Rio.

A casa do time está proibida de receber torcedores desde 22 de junho, quando foi derrotado em uma partida contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, cruz-maltinos arremessaram sinalizadores em direção ao gramado do estádio.

Nesta sexta-feira, os bombeiros e o Ministério Público do Rio (MPRJ) realizam uma vistoria no local, como parte da análise do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposta apresentada pelo clube ao órgão, para o retorno dos torcedores. O Vasco já tentou em alguns momentos viabilizar a volta do público ao estádio, porém, até o momento não houve autorização judicial.

Sérgio Cabral comentou a decisão em seu perfil. “O presidente Rodrigo Brandão e a diretoria me fizeram essa homenagem e eu fiquei muito comovido, até porque, logo que foi divulgada a escolha, houve algumas reações e ele se portou muito bem. Uma pessoa que eu não conhecia, que não me deve nada, no momento em que eu estou reconstruindo a minha vida, me escolheu para ser enredo.
Aquilo me comoveu muito e eu senti na escola uma grande energia, a energia vascaína. Entretanto, os últimos acontecimentos exigem que a nação vascaína se una em torno, não da biografia de uma pessoa, de um ídolo, de um político, de um vascaíno ilustre. Esse momento exige que todos nós, vascaínos, façamos homenagens à história do Vasco, à história da criação do Vasco, à história do clube”, afirmou.
O enredo sobre Cabral foi lançado oficialmente em 23 de agosto e, tanto o ex-governador, quanto seu filho, Marco Antônio Cabral, estiveram presentes no evento, na Sede Náutica do Calabouço, no Centro do Rio.
À época, o presidente da agremiação, Rodrigo Brandão, explicou que o tema sobre a gestão foi escolhido com o propósito de trazer temas atuais para a avenida. Logo que foi compartilhado, a homenagem provocou uma série de críticas de usuários nas redes sociais. Alguns falaram em “decepção” e outros fizeram piada, por conta de suas condenações. “Vai ter uma ala só com tornozeleira eletrônica?”.
O ex-governador cumpre medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o país e comparecimento mensal perante à Justiça, desde fevereiro deste ano, quando foi liberado do cumprimento da prisão domiciliar. Ele estava preso desde 2016, após ser denunciado em 35 processos pela Operação Lava-Jato, sendo 33 deles na Justiça Federal e dois na Justiça do Rio. Condenado em 23 ações penais no âmbito Federal, as penas somadas chegam a 425 anos e 20 dias de prisão.