Foi realizada nesta quarta e quinta-feira em Brasília, a 8ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde ( CONASS). A reunião contou com a participação dos secretários estaduais de saúde, assessores e técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e equipe técnica do Conass. A abertura foi feita pelo presidente do Conass, Fábio Baccheretti.

O Secretário de Estado e Saúde do Amazonas Anoar Samad e Vice-presidente do Conass Região Norte destacou avanços significativos para a saúde.

“Terminamos nossa participação na 8ª Assembleia do CONAS e também na 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, que participa o CONAS, o CONASEMES e o Ministério da Saúde. Reunião bastante, bastante proveitosa vemos vários avanços que vão ajudar e muito a saúde pública em todo o país. Tivemos um monitoramento do Programa Nacional de Redução de Filas, você se lembra que o Ministério da Saúde lançou esse programa e agora vai se tornar um programa vitalício, ou seja, não vai ser mais somente como se fosse mutirão de cirurgias, então vai se tornar um programa vitalício, e nós aprovamos isso na reunião de hoje. ”

O Vice-presidente também enfatizou novos serviços a rede pública:

“Tivemos também o lançamento da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde, tivemos uma portaria fantástica, que são os critérios para habilitação dos novos serviços de rede de urgência e emergência e também critérios para habilitação dos leitos de UTI.” Disse.

Objetivo do Conass?

Assembleias que fortalecem as secretarias estaduais de saúde de todo país, para torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.