Luís Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, foi denunciado por Miguel Galán, mandatário da Escola Nacional de Treinadores de Futebol da Espanha, por conta do beijo na boca da atleta Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo, competição conquistada pelas espanholas diante da Inglaterra.

A informação foi publicada pelo diário The Objective, que teve acesso ao documento oficial da denúncia. A acusação de Galán é por Rubiales ter “beijado à força”, algo considerado como um “ato sexista intolerável no esporte”, o que viola o a Lei 39/2022 do esporte.

Durante a acusação, Galán lembra ainda que a própria Federação Espanhola de Futebol publicou recentemente um protocolo próprio de atuação contra violência sexual. O ato de “beijar à força” consta no capítulo 14, algo tipificado como “conduta inaceitável que ocasiona consequências imediatas”.

A partir de agora, a denúncia de Galán terá que ser aceita pelo Víctor Francos, secretário do esporte, que, segundo a imprensa espanhola, é acusado pela Liga Profissional Feminina de favorecer Rubiales em algumas decisões no passado.

Ainda na última segunda-feira (21), Rubiales gravou um vídeo pedindo desculpas pelo ato, destacou que o ato realizado foi em um momento de “máxima felicidade” e que “não houve má fé” por parte dele ao beijar Jenni Hermoso.

“Vimos como algo natural, normal e nada de má-fé. Mas, lá fora, parece que se formou uma comoção. Claro, se há pessoas que se sentiram prejudicadas por isso, tenho que pedir desculpas, não há outra opção”, disse o mandatário em um trecho do vídeo.

Ao longo dos últimos dias, diversos nomes importantes do governo espanhol se manifestaram nas redes sociais contrários ao ato de Rubiales e pedindo a demissão do presidente da Federação Espanhola de Futebol.

**Com informações ESPN