O Apresentador Fausto Silva, o “Faustão” vem apresentando certa piora em seu quadro de saúde nos últimos dias. O Hospital Albert Einstein, passou a divulgar boletins médicos sobre sua saúde, após diversas fake news circularem datando sua morte.

Já incluído na Fila de Transplante Cardíaco do Sistema Único de Saúde (SUS), o apresentador pode ter de esperar de doze a dezoito meses por um coração. As informações são do Hospital do Coração (HCor). Para o transplante ocorrer, o médico precisa cadastrar o paciente na lista única, que é totalmente controlada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, os dados inseridos na fila não identificam quem são os pacientes de meio particular ou da rede pública.

COMO ESTÁ O QUADRO DO APRESENTADOR?

Ele está sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para a realização de um transplante de coração.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS?

O apresentador está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, afirmou a unidade hospitalar.

ENTENDA O QUE É A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A doação de alguns órgãos pode ser feita por um doador vivo, mas a maioria vem apenas de uma pessoa já morta. Neste caso, a família do possível doador deve autorizar o procedimento.

Após a autorização, é realizado exame de sangue para detectar presença de anticorpos do HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis, doença de Chagas, citomegalovírus e toxoplasmose, além dos exames gerais de avaliação do fígado e rins principalmente.

A doação também é descartada com a presença de alguns tipos de tumores malignos, doenças infecciosas graves e doenças infectocontagiosas.