A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Amazonas (OAB-AM), por meio do Sistema de Prerrogativas, está acompanhando o caso do advogado Ygor de Menezes Colares, que foi agredido e baleado na tarde desta sexta-feira (18/08), no condomínio Life, localizado no bairro Ponta Negra.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB-AM, Alan Johnny, que esteve presente na Delegacia de Polícia Civil do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), o advogado tentou apartar uma briga envolvendo uma funcionária, quando foi agredido e baleado.

“Ao tentar apartar a agressão contra a babá do seu filho, Ygor foi agredido por socos e ataques pelo Policial Civil, e em seguida foi surpreendido pela agressora, identificada como Jussara Machado, que utilizou a arma de fogo do policial para disparar mesmo após o advogado estar caído no chão”, explicou Alan.

O Presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, enfatizou o compromisso da instituição em garantir que nenhum crime contra advogados ficará impune.

“A OAB, por meio de seu sistema de prerrogativas, será firme e incansável no acompanhamento do caso. Não podemos permitir que esse tipo de violência fique impune”, afirmou Jean.

A OAB-AM foi acionada por meio do plantão de Prerrogativas, que
Imediatamente enviou o presidente da comissão na delegacia, exigindo ações rigorosas, dada a gravidade do crime.

“Jussara Machado foi presa em flagrante e enfrentará o Juízo de Custódia. A OAB compromete-se a prestar assistência para garantir a manutenção da prisão preventiva devido à alta periculosidade do ato cometido. Além disso, a OAB atuará em conjunto com a Corregedoria da Polícia para solicitar que o Policial Civil seja proibido de portar arma de fogo. A entidade também buscará seu afastamento cautelar e exoneração do serviço público”, informou Alan Johnny.

A OAB-AM acompanhará de perto a audiência de custódia, que ocorrerá na tarde deste sábado, às 14h no Fórum Ministro Henoch Réus, buscando justiça e garantindo que os direitos e a segurança de seus membros sejam preservados.

“A Seccional reitera seu compromisso inabalável com o Estado de Direito e o respeito às prerrogativas dos advogados”, completou o presidente da OAB-AM.