Os estados de todas as regiões sofreram um apagão na manhã desta terça (15). Segundo relatos de usuários, a energia começou a parar de ser transmitida por volta das 8h20 no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Em alguns deles, o desabastecimento de energia elétrica durou apenas alguns minutos, segundo relatos de usuários. Em outros, se prolongou por mais tempo. Apenas o estado de Roraima não foi afetado, por não ser conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma ocorrência na rede de operação do SIN que interrompeu a transmissão de 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste. A expectativa é de que mais detalhes sobre as causas sejam informados em uma entrevista coletiva no final da tarde.

AMAZONAS ENERGIA SE PRONUNCIA

Amazonas Energia informa que, às 07h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de , Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.