Uma oportunidade única e gratuita para dar aquela turbinada nos negócios está prestes a acontecer para 50 startups e empreendedores em fase inicial. O curso pré-aceleração de startups & negócios do Instituto Inova Mais, continua com inscrições abertas até o dia 18 deste mês.

Promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), por meio do edital Mais Inovação, o curso é uma verdadeira jornada intensiva de capacitação e mentorias individuais.

O instituto Inova Mais, uma organização sem fins lucrativos, liderada por agentes com décadas de experiência no ecossistema empreendedor e de inovação no Brasil e vai ministrar o curso, que está dividido em três módulos.

“Conectamos pessoas, profissionais, conhecimento técnico e prático para impulsionar o desenvolvimento de novos negócios e startups. Vamos selecionar 50 negócios e/ou startups para passarem por uma jornada intensiva de capacitação e mentorias individuais para o desenvolvimento do negócio e aprimoramento do MVP (Mínimo produto viável), para acelerar a validação da solução no mercado, parcerias, oportunidades e as primeiras vendas.”, comentou Leo David Cunha, líder de projeto do Inova Mais em Manaus.

Voltada para empreendedores com negócios formais e informais ( com ou sem CNPJ), micro e pequenos, que tenham um negócio ou ideia inovadora, a pré-aceleração completa é composta por capacitações presenciais e mentorias individuais.

No total, serão realizados três módulos por turma. O primeiro deles vai abordar Lean Startup, Design Thinking, Customer Development e Proposta de Valor e vai iniciar em setembro. Depois, os selecionados vão aprender sobre Modelo de Negócios, Mercado e Marketing, Experiência do Usuário e Pitch.

O último módulo da aceleração é totalmente prático com Prototipação e Validação, Desenvolvimento e Apresentação do Mínimo Produto Viável (MVP) e Mentorias Técnicas.
As inscrições gratuitas podem ser feitas on-line, por meio do site https://www.inovamaismanaus.com até o dia 18 de agosto. A lista com os 50 selecionados será publicada no dia 31 deste mês, cada negócio selecionado poderá incluir 5 participantes nos treinamentos.

As aulas serão ministradas uma vez por semana, no período de 11/9 a 15/12, das 9h às 17h no Casarão de Inovação Cassina, localizado na Rua Bernardo Ramos, 290, Centro, Zona Sul.

Investir em qualificação faz toda diferença

O curso não garante que a startup vire um unicórnio e renda milhões, mas contar com o suporte de especialistas ajuda a transformar dias nublados em céu de brigadeiro, para aqueles que estão alçando os primeiros voos no desafiador mundo dos negócios.
Contar com esse tipo de suporte fez muita diferença para o jovem empresário Rafael Paixão, que é uma das cabeças por trás de uma boa ideia chamada Selva.
O selva, abreviatura para Sistema Estruturado Legal de Valores Amazônicos é um aplicativo desenvolvido por cinco jovens para facilitar outros negócios que têm como foco a comercialização de ativos naturais da Amazônia.

“Eu fui desafiado durante um trabalho acadêmico de pós-graduação a desenvolver um projeto que deu início a Startup. Hoje estamos numa etapa que o ecossistema de startups classifica como pré- seed, ou seja, eu ainda não consegui escalonar para grande escala. Estamos atuando somente com o Amazonas, com cooperativa e associações daqui, mas participar de um treinamento de aceleração foi fundamental para chegar neste ponto”, explica Rafael Paixão formado em direito, mas aceitou o desafio de empreender na área da tecnologia, aliando o Direito à tecnologia da informação.

Impulsionar os negócios em Manaus

“O ‘Pré-Aceleração de Startups’ é uma oportunidade única para impulsionar o empreendedorismo e a inovação em nossa cidade. Nosso objetivo é criar um ambiente propício para o surgimento e crescimento de Startups, capacitando nossos talentos locais e atraindo novos empreendedores para investir na capital”, comentou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Sede de um dos principais complexos industriais e tecnológicos do país, o Polo Industrial de Manaus (PIM), a capital do Amazonas amargou o 32 ͣ posição no ranking elaborado por uma instituição internacional chamada StartupBlink, como melhor ecossistema para startup em 2022.

A seleção faz o mapeamento de mais de cem mil cidades em 100 países e avalia quesitos como ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.
Iniciativas como estas são fundamentais para que a cidade recupere as pontuações perdidas.