A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta quarta-feira, 2/8, um evento especial em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

Com o tema “O Papel da Vigilância Sanitária Perante a Sociedade”, o evento trouxe uma programação diferenciada, dividida em duas partes, que juntaram na mesma iniciativa a celebração do trabalho dos servidores com a proposta de levar conhecimento à sociedade.

Na primeira parte, realizada pela manhã, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e da Visa Manaus – ou seja, os órgãos de Vigilância Sanitária em suas três instâncias: federal, estadual e municipal – fizeram apresentações especiais para o público, composto por representantes da Prefeitura de Manaus e do poder público, do setor de comércio e serviços e da população manauara, incluindo estudantes universitários. As apresentações foram voltadas a esclarecer e também divulgar, de forma breve e didática, o papel dos diferentes entes na prevenção de riscos sanitários para os cidadãos.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ao abrir o evento, relembrou sua chegada ao órgão, no ano de 2020, no auge da crise da Covid-19 na cidade, e destacou o esforço dos servidores para trazer mais segurança e bem-estar à população.

“Aproveitamos a ocasião especial de hoje para registrarmos o apreço que a Prefeitura de Manaus, na figura maior de nosso prefeito David Almeida, e também toda a população, têm para com esforço e a coragem de nossos servidores, homens e mulheres que, mesmo em condições profundamente adversas, como foi o período da pandemia, não pararam de trabalhar para tentar minimizar, tanto quanto possível, o número de cidadãos vítimas de agravos de saúde por conta de irregularidades e infrações às normas sanitárias. A todos vocês, nosso muito obrigado”, afirmou.

O representante da Anvisa, Jéferson Nepomuceno Caldas, coordenador da Unidade Norte do órgão, abordou em sua fala a principal forma de atuação da Anvisa no país: a vigilância de portos, aeroportos e fronteiras, para prevenir e também mitigar possíveis ameaças à segurança sanitária dos brasileiros. Além de explicar como ocorre esse trabalho, ele também detalhou a estrutura presente na região, e como é feita a coordenação com as demais instâncias.

Pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, o gerente de Serviços, Marco Antonio Fernandes Pinto, apresentou um histórico do desenvolvimento das ações de Vigilância Sanitária no Estado do Amazonas, incluindo a descentralização do trabalho e a diferenciação de competências entre a FVS, que responde pela instância estadual, e a Visa Manaus, que se ocupa das ações em âmbito municipal, finalizando com uma fala realçando a necessidade de as diferentes atividades econômicas buscarem o alinhamento com as boas práticas sanitárias, para reforçar a proteção, tanto da economia, que ganha em atributos como qualidade e credibilidade, quanto da segurança sanitária dos clientes e consumidores.

Já o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, encerrou a primeira parte do evento mostrando a nova estrutura que a Visa Manaus adquiriu desde o ano passado.

“Graças ao apoio da Semsa e do prefeito David Almeida, a Visa Manaus ganhou um novo organograma em 2022, agora com quatro gerências: além de Alimentos, temos também Medicamentos, Serviços e Engenharia Sanitária. Também passamos a contar com Núcleos para o desenvolvimento de ações específicas: Educação em Vigilância Sanitária, Gestão da Qualidade, Segurança do Paciente e Prevenção de Riscos Sanitários”, explicou.

Celestino também detalhou as ações que a Visa Manaus tem empreendido em benefício da população. “Em toda a atual gestão, realizamos, regularmente, ações de fiscalização em supermercados, shopping centers, feiras municipais, farmácias, distribuidoras de medicamentos, hospitais e clínicas, tanto da rede pública quanto da rede privada. Também desenvolvemos atividades educativas para comerciantes e prestadores de serviços, e atuamos em todos os eventos de massa na cidade, como o festival Sou Manaus Passo a Paço 2023 e o Boi Manaus”, concluiu.

A segunda parte do evento, realizada à tarde, foi inteiramente voltada para os servidores. Os palestrantes Simone Maia e Antônio Matos reforçaram a mensagem de valorização do trabalho dos profissionais da Vigilância Sanitária municipal, e sua importância e impacto direto para promover mais saúde, segurança e bem-estar a toda a população de Manaus.

Dia Nacional da Vigilância Sanitária

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é celebrado no dia 5 de agosto, em referência ao dia do nascimento do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, e marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população. Neste ano, a data cai num sábado, razão pela qual a Visa Manaus realizou hoje a comemoração.