Pesquisadores do City of Hope, uma instituição renomada nos EUA, apresentaram um tratamento inovador contra o câncer: a pílula AOH1996. O medicamento tem como alvo a proteína PCNA, essencial para a replicação de células saudáveis, mas que pode contribuir para o crescimento de células cancerosas.

Em testes com mais de 70 linhagens de câncer e células normais de controle, o fármaco eliminou seletivamente as células cancerosas sem afetar células-tronco saudáveis.

A terapia mostrou eficácia contra vários tipos de câncer, incluindo mama, próstata, cérebro, ovário, colo do útero, pele e pulmão, em pesquisas pré-clínicas. A equipe liderada pela professora Linda Malkas trabalhou no desenvolvimento da pílula por duas décadas, tendo como alvo a forma única de PCNA presente nas células cancerosas.

A fase 1 de testes em humanos, que avalia a segurança do medicamento, está em andamento e continuará nos próximos dois anos em pessoas com tumores sólidos recorrentes. Até o momento, os resultados têm sido promissores, com o AOH1996 inibindo o crescimento dos tumores sem causar toxicidade.