Após ter recebido uma orientação da Receita Federal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que vai devolver a onça de ouro presenteada nesta segunda-feira (31) pelo governo da Arábia Saudita. A devolução deve ser feita à embaixada do país em Brasília ainda nesta segunda. Não se sabe o valor do presente, uma vez que o item não foi avaliado.

O objeto foi recebido durante uma reunião entre Haddad e o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, em São Paulo. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, e foram tratados pontos do Plano de Transição Ecológico do governo brasileiro e possíveis investimentos.

Em comunicado, o Ministério da Fazenda lembrou que a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado. Como isso não ocorreu, o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, orientou a devolução do objeto. “Caso o governo saudita queira reenviar o presente, será necessário que se cumpram os trâmites exigidos pela legislação brasileira”, diz. R7.