Será realizada na madrugada de sexta (28) para sábado (29), a partir da 0h, a segunda tentativa de lançamento ao espaço do Jupiter 3, o maior satélite de comunicações do mundo.

A primeira tentativa, na quinta-feira (27), foi abortada “devido a uma violação dos critérios de aborto”, segundo a SpaceX. “O veículo e a carga útil estão em boas condições de saúde”, diz a empresa.

O Jupiter 3 partirá a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, de uma base na Flórida, nos Estados Unidos.

O satélite compactado tem, aproximadamente, o tamanho de um ônibus escolar. Quando estiver posicionado e aberto no espaço, terá o comprimento de um prédio de dez andares, com 14 painéis solares.

Ele fornecerá suporte para consumidores e empresas, com internet Wi-Fi a bordo, conexão para celulares e implementações de mobilidade aeronáutica e marítima.

Produzido pela Hughes e fabricado pela Maxar, estará pronto para a tecnologia 5G, conectando consumidores nas Américas. Ele ficará a mais de 35 mil quilômetros acima da Terra.

“Como o maior satélite de comunicações comerciais já lançado, o Jupiter 3 trará mais capacidade para as áreas que mais precisam, atingindo quase 80% das populações nas Américas”, diz a Hughes.

Com 500 gigabits por segundo (gbps), o Jupiter 3 terá mais capacidade de conexão do que os dois outros satélites dessa série juntos –o Jupiter 1, lançado em 2012, com 120 gbps de capacidade; e o Jupiter 2, lançado em 2016, com 200 gbps.